segunda-feira, 22 de março de 2010

In (coerência) no poder "socialista" autárquico ? Onde andas Tavares ?

"PS teme que o golfe esconda um "truque"

2006-02-01

O vereador do PS na Câmara Municipal da Figueira da Foz, António Tavares, teme que o campo de golfe, incluído num empreendimento turístico, projectado para uma área de cerca de 100 hectares na freguesia do Bom Sucesso, na Figueira da Foz, esconda um "truque imobiliário".

O "receio" do autarca foi manifestado após a apresentação da nova versão do Estudo de Impacte Ambiental do empreendimento, que prevê a redução do índice de construção e da dimensão do campo de golfe, de 18 para nove buracos.

"Um golfe de nove buracos não é economicamente viável. Se o golfe não puder ser ampliado para 18, ficamos só com imobiliário. Não poderá estar aqui escondido um truque imobiliário para ser sustentado pelo golfe mas depois não vai ser? Desconfiamos sempre que há um projecto imobiliário com algo acoplado", questionou, aos jornalistas, António Tavares.

O socialista é "favorável à construção de um campo de golfe" no concelho, mas levanta "sérias reservas" quanto à localização escolhida, a Lagoa da Vela. "Essa reserva, na minha parte, tem a ver com a carga imobiliária que apesar de ter sido substancialmente reduzida, continua a ser com alguma densidade", criticou o autarca.

De acordo com os promotores do empreendimento, a Imofoz (Grupo Amorim)/ Planal (Quinta do Lago), o projecto inicial sofreu uma redução do índice de construção de 335 para os actuais 224 fogos habitacionais. PD"

Texto retirado do "Jornal de Noticias", 2006/02/01

Alzheimer- a doença do novo poder "socialista" autárquico

" “O PS não está contra o centro desportivo, mas sim a construção de um golfe”

O secretariado da Comissão Política Concelhia (CPC) do Partido Socialista (PS) teceu uma série de críticas à gestão camarária de Duarte Silva, e em concreto aos projectos do arranjo do “Quebra-Mar” e Parque Desportivo de Buarcos.
Sobre este última, o líder do PS, António Paredes, questiona por que motivo a autarquia não realizou um estudo de impacto ambiental para o local em causa.
António João Paredes e o deputado à Assembleia da República socialista João Portugal, acompanhados por outros elementos e autarcas locais dessa estrutura política figueirense, visitaram na passada quarta-feira o local onde será implantado o futuro Centro Desportivo de Buarcos (CDB).
O processo do Parque Desportivo de Buarcos “merece uma atenção especial”, isto porque, disse António Paredes, “a autarquia lançou o concurso, adjudicou a obra e um concorrente excluído apresentou um processo em tribunal”, além de que “o processo de expropriação dos terrenos onde será implantado o golfe e infra-estruturas anexas mereceu também processos em tribunal.”.
Explanando as suas afirmações, disse que “os terrenos em causa abrangem as reservas Ecológica e Agrícola nacionais e, mesmo assim, não se realizou qualquer estudo de impacto ambiental, o que poderá levar à anulação do concurso”. Aida Cardoso, por seu lado, disse que a lei obriga num qualquer projecto similar o referido estudo desde que “ocupe uma área de 50 hectares. Neste caso, o CDB vai ocupar 49 hectares”, estranhando a situação.
António Paredes garante que “o PS não está contra o centro desportivo, mas sim a construção de um golfe. Temos é de dar à população infra-estruturas que eles possam usar”.
O grupo ‘rosa’ aludiu ainda à gestão camarária de Duarte Silva, afirmando António Paredes que “trata-se apenas de projectos megalómanos numa arte de iludir os figueirenses quanto à sua incapacidade e má gestão política”.
Sublinha que “a autarquia tem um défice de 61 milhões de euros, tendo crescido quase 300 por cento desde 2001, valor ao qual se acresce a dívida das empresas municipais, o que faz crescer o montante global da dívida para uns imparáveis 86 milhões de euros. A dívida de curto prazo cresceu 1330 por cento desde 2002, ou seja, passou 2,3 milhões de euros para 32,9 milhões de euros e isto porque a Câmara não paga aos fornecedores, subsidiando-se com esta dívida”, conclui o líder do PS figueirense."

Texto retirado do "Figueirense" , 01/09/2006

Mais uma mentira do Paredes !

Onde está a Coerência deste executivo e da sua nova guarda pretoriana faminta de poder ?



"Paço de Maiorca será hotel de charme em 2010

O Paço de Maiorca, adquirido pela autarquia figueirense no mandato de Pedro Santana Lopes, será transformado num hotel de charme. “É uma forma de garantir sustentabilidade a um dos monumentos principais do concelho”, disse o Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz. O investimento previsto ronda os seis milhões de euros, 80 por cento (4,8 milhões) assumidos pelo município e o restante pela componente privada.

O Paço de Maiorca, edifício do século XVIII situado a 12 quilómetros da sede do concelho da Figueira da Foz, vai ser um hotel de charme em 2010, através de uma parceria de capitais públicos e privados.
“É uma forma de garantir sustentabilidade a um dos monumentos principais do concelho”, disse o Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Duarte Silva, aludindo à parceria entre a empresa municipal Figueira Grande Turismo, proprietária do espaço, e a sociedade da Quinta das Lágrimas, que vai gerir o hotel.
Os 33 quartos da futura unidade hoteleira vão ficar distribuídos pelo piso térreo e sótão do imóvel de três pisos e num edifício adjacente a construir para o efeito.
No antigo lagar surgirá um spa e piscina interior, estando igualmente projectada uma piscina exterior nos jardins anexos à propriedade.
O investimento previsto ronda os seis milhões de euros, 80 por cento (4,8 milhões) assumidos pelo município e o restante pela componente privada.
A decisão motivou críticas da oposição socialista na autarquia, que considerou o acordo “um bom negócio” para o privado e “mau para a Câmara Municipal”, como afirmou o Vereador Vítor Sarmento.
Durante a última reunião da autarquia os vereadores do PS lembraram que a Câmara Municipal vai necessitar de contrair “mais um empréstimo” para fazer face ao compromisso assumido, questionando a rentabilidade e os riscos do projecto.
O Presidente Duarte Silva explicou, por seu turno, que o acordo tem um prazo de 15 anos e que o Paço de Maiorca se mantém propriedade do município. “Não o vamos vender”, asseverou.
As obras de requalificação do edifício – adquirido pela Câmara Municipal em 1999, durante o mandato de Pedro Santana Lopes, para funcionar como equipamento cultural – arrancam em Maio e têm um prazo previsto de 14 meses, devendo estar concluídas no Verão de 2009.
Segundo Duarte Silva, o hotel deverá entrar em funcionamento no início de 2010. "

Texto retirado do Figueirense, 30/04/2008

segunda-feira, 15 de março de 2010

Uma Mente Brilhante ! O verdadeiro galerista...



"A CHAVE

Uma cidade com honra necessitava de uma Chave, assim achou Santana Lopes - homem que colocava em prática todas as ideias brilhantes que lhe passavam pela cabeça -, e assim as mais nobres personalidades da Figueira da Foz tiveram direito a Chave feita em material nobre, nada de fancaria, de outra forma nenhum gatuno se teria interessado tanto pela distinção, como soubemos recentemente.

Duas das personalidades "figueirenses" distinguidas com a coisa revelam tudo sobre o seu criador: D.Duarte, Duque de Bragança e, obviamente, o próprio Santana lopes.

Já todos os figueirenses compreenderam que a chave de desenvolvimento do Concelho não esteve em Santana Lopes nem no PSD, 12 anos de despesismo, incompetência, oportunidades perdidas.

Anteriormente, sentimos todos na pele o desvario e o descalabro da governação de Aguiar de Carvalho.

Agora, o PS tem a oportunidade histórica de demonstrar que é outra coisa, um partido que está no poder em nome da bandeira do interesse público, da transparência das contas e dos negócios públicos, da separação das clientelas do partido da gestão camarária, etc, etc.

A notícia de que avança uma terceira candidatura à Concelhia do PS é uma óptima novidade para este desiderato continuar a ser uma realidade, basta atentar na primeira decisão do candidato Paz Cardoso: nenhuma quota de militante será paga pela sua candidatura.

O pagamento massivo de quotas, realizado por António João Paredes e João Portugal, representa, não só uma batota eleitoral vergonhosa, como uma verdadeira chave para que os piores interesses privados condicionem a vida de um partido e, por consequência, a gestão da coisa pública.

E que tal Paredes e Portugal assumirem o compromisso público de não pagarem quota de militante em falta?

Confesso que, até há bem pouco tempo, não era adepto de uma terceira via; a cegueira de considerar que uma nova candidatura prejudicava o fim último e urgente de apear Paredes do poder, toldava-me o raciocínio.

Está claro agora que Portugal, no terreno há vários meses, não conseguiu unir e federar uma candidatura única contra Paredes; centenas de militantes iriam abster-se caso não aparecesse esta 3 via.

Arrisco uma explicação para esta indiferença dos militantes socialistas: eles não conseguem discernir a clássica distinção entre o bem e o mal; João Portugal é o bom, António João o vilão?!

Depois, constata-se, ninguém se preocupa com o facto de João Portugal nada de relevante ter feito na Assembleia da República, mas ninguém se esquece das facadas, má língua e intriga que o ex-líder da JS aplicou a dezenas de militantes, durante anos, consoante as necessidades da sua carreira política.

Querem dar a Chave da governação da cidade a João Portugal?"
(Texto retirado do blog Rua da Liberdade )
Este senhor é a verdadeira mente brilhante da Figueira , na minha opinião este devia ser o candidato á CPC do Ps !

quinta-feira, 11 de março de 2010

Os três patinhos


Qual destes será o eleito para levar o Ps Figueira a bom porto ?

sexta-feira, 5 de março de 2010

Os pescadores e respectivas varinas do Alentejo ...


Vitorino com um ar feliz junto dos pescadores e das lindas varinas do Alentejo . Vitorino confessou ao pilante que nunca tinha visto tão lindas varinas e que os pescadores eram rapazes com sorte e futuro...

Entrevista á radio da IURD de Maiorca !





O Executivo fez um balanço dos cem dias da (des)governação da Câmara da Figueira da Foz.
Este executivo é coerente já que continua as políticas do PSD do anterior mandato .
A culpa disto tudo é do Duarte Silva que não há meio de pedir a reforma de presidente !

Ataíde é um campo de FUTEBOL não um de GOLFE !

Não me tramam não ! Ai não não ! Promessa é promessa e eu já marquei mais de 9 golos na selecção !

Face Subterrânea !

Mais uma vez , o meu querido dono me pediu para utilizar o meu olfacto para detectar as ameaças que esta nossa Figueira tem sofrido, sofre e pode vir a sofrer ainda mais .Esta foto é referente a um encontro secreto a cem metros do esgoto no Oásis, onde para além de patos gordos, abundam ratazanas "Breves" de dentes afiados .




p.s : Dentro em breve , para além destes presentes e do Bispo Albino Cleto ainda vamos ter outro casal do Jet Figueirense ( ex- amigos dos ditos) . Beja-(m) bem a que isto chegou , o bola de Nívea é que tinha razão .